MUDANÇA CULTURAL – ABC DA EDUCAÇÃO

“O povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”.
Edmund Burke (1729-1797)
O trabalho, para além de obtenção de sustento, é principalmente uma fonte de identidade e realização do indivíduo. O caso do(a) professor(a) é um daqueles onde esse fato se mostra mais evidente.

É na lida com os alunos, passando ensinamentos e acompanhando a sua evolução, que os profissionais de educação sentem fazer sentido o seu mister. Essa é normalmente a sua grande paixão e razão de existir.

Entretanto, as limitações de nosso sistema educacional têm sido determinante para transformar esse ambiente em um espaço de frustração e sobrecarga. Seja pelo stress gerado pelas deficientes condições de trabalho, ou pelo desmantelamento da educação pública que gera a sensação de “enxugar gelo” própria da Síndrome de Burnout, o fato é que o não aprofundamento sobre essa realidade tem sido fator determinante do agravamento de patologias psíquicas e osteomusculares.

Saiba Mais

O SAÚDE NA EDUCAÇÃO, através do documentário “ABC DA EDUCAÇÃO”, procura chamar atenção para esse processo de paulatino distanciamento da educação pública de seus objetivos1. Usando o caso de Brasília como exemplo, enquanto projeto modelo concebido a partir de todas as mudanças implementadas em nosso sistema de ensino a partir do “Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932)”, coloca-se uma luz sobre a redução do papel da escola pública. Se até os acordos MEC-USAID era concebida como a “máquina que prepara as democracias” na célebre expressão de Anísio Teixeira, foi amesquinhada para a finalidade a preparação para o mercado de trabalho. Recentemente tem passado por uma mudança ainda pior: política preventiva de segurança púbica. Ao aceitarmos a afirmação de que o jovem tem que ir para a escola “para não cair no crime” ratificamos a ideia de que a função da escola é o controle preventivo de criminalidade, o que legitima medidas completamente infelizes como a sua militarização.

Se para a sociedade como um todo, retirar do papel da escola a missão de formar democracias e fomentar o desenvolvimento da nação já é terrível, para o profissional do ensino isto tem se mostrado tenebroso.

Hoje a escola importa para si toda uma gama de problemas sociais sem a estrutura necessária para lidar com eles, colocando o(a) professor(a) na posição de para-raios, tendo, muitas vezes que abandonar a atividade que o realiza (ensinar).

Essa é a questão central do ABC da educação, que pode ser visto o primeiro piloto no link abaixo. Apesar disso, por ter sido produzido para promover um debate crítico sobre “A Pátria Educadora” e concluído já durante o processo de impeachment de 2016, tornou-se necessária uma atualização que incorporasse tudo que aconteceu desde então. Para isso e para contribuir com a necessária mudança de cultura a respeito da escola pública e de qual a sua missão constitucional, o SAUDE NA EDUCAÇÃO TEM BUSCADO APOIO para finalizar esse projeto. Contamos com você

FAÇA PARTE

Junte-se a nós para levantarmos forças em prol do professor!

Ao se cadastrar você concorda com a política de privacidade do Saúde o Professor